Quem não sabe escrever, desenha

Itanhanhense e Sertãozinho

Esse caso inusitado aconteceu em idos de 1970 na cidade de Itanhão, interior do Piauí. Era a final da Copa Sete Lagoas de Futebol e se deu assim:

-Avançamos nos quarenta e três minutos da segunda etapa… O jogo permanece empatado no Estádio Leonel Inácio… Segue a pressão do Itanhanhense, o Verdão da Caatinga, enquanto o Sertãozinho se segura como pode, já que o empate garante o título pra cidade de Nove Sertões.

Biloca avança pela ponta direita, cruza, a bola passa por todo mundo… O Maneco e o Buiu ficam olhando, Chimbinha sobe mais que todo mundo, cabeceia, tá lá! Estufa as redes! É gol do Itanhanhense! Começa uma confusão na área… Josualdo, o quê que aconteceu?

-Luis, parece que foi falta em cima do Arnaldão, que tá lá caido no chão. O Chimbinha se apoiou nele pra subir e alcançar a bola, o clima parece estar esquentando!!!”

Chimbinha era caixa na padaria Leite de Pedra. Franzino, tinha como passatempo errar no troco dos clientes, pra mais quando mulher, pra menos quando homem. Também fazia entregas, o que o tornava não muito bem quisto pelos maridos da cidade. Já Arnaldão, da cidade vizinha de Nove Sertões trabalhava no canavial, ou seja, porte de brutamontes e uma natural aptidão para zagueiro. Breve preâmbulo enquanto se esquentam os ânimos em campo…

-Josualdo, olha lá. O Arnaldão se levantou e tá partindo pra cima do Chimbinha.

-Luis, eu diria que o time todo tá. O Juiz tá correndo pra tentar controlar a situação… Será que ele vai marcar replêi?

-Será, Josualdo? Opa! Ele atirou pro alto. Parece que ele vai cumprir a promessa, teremos replêi! Meus caros ouvintes, presenciamos aqui um momento histórico. Pela primeira vez teremos um replêi na Copa Sete Lagoas, no certame que definirá o campeão desse ano.

-Sim, a comoção é grande. De revolver em punho, o árbitro Leonel Inácio Filho volta os jogadores às suas posições para que a jogada seja reencenada de modo a esclarecer qualquer dúvida.

-Com o patrocínio de Palhinha de Ouro, as piaçavas que não soltam farpas, pergunto a você, Josualdo, como vai ser isso?

-Eu ainda estou um tanto emocionado de estar vivendo esse momento. Parece que o Replêi já vem sendo usado na Europa e até no Rio de Janeiro. O Coronel Leonel viu na televisão e disse que agora futebol era assim, tem replêi. Eles vão jogar a jogada de novo para que não restem dúvidas quanto à legalidade da jogada. Que nem na Copa do Mundo! Tanto que o árbitro veio até armado!!!

-Se bem que o Leonelzinho armado é meio normal né?

-Tal pai tal filho!

-É, e parece que os jogadores já tomaram suas posições. O juíz apita o início do replêi. Lá vai Biloca, cruza novamente… opa! Cadê o chimbinha?

Chimbinha tentou subir e tomou um tabefe do Arnaldão. Espoleta que era, correu, mas não sem antes dar um pontapé no Goleiro. Se travaram no cacete. O Biloca, que nunca foi de confusão, correu pra defender o companheiro de clube. O Maneco não deixou barato e partiu feito um maluco pra cima do Biloca. Em poucos minutos até os oitenta e dois torcedores já estavam em campo participando da pancadaria, com pau, pedra, facão e peixeira. Alguns por diversão, outros revolta, mas a maioria só queria era aproveitar a confusão pra tirar a forra com um ou outro jogador. O juíz deu um tiro na bola, mas ninguém tava mais nem aí pra ela. Na dúvida, ninguém mexeu com ele. Filho de coronel é filho de coronel.

E assim, o jogo terminou empatado, Sertãozinho Campeão!!!

Anúncios
Este post foi publicado em 09/03/2009 às 18:41. Ele está arquivado em crônica sobre nada, Generic post e marcado , . Guarde o link permanente. Seguir quaisquer comentários aqui com o feed RSS para este post.

3 opiniões sobre “Itanhanhense e Sertãozinho

  1. marcelodamm em disse:

    é, eu comentando em mim mesmo, mas não sabia ao certo como colocar meu agradecimento ao Luiz Guilherme pela consultoria fundamental!

  2. Guilherme em disse:

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    SENSACIONAL!!!!

    vão ter que colocar esse tipo de replêi sempre que o Flamengo levar um gol no fim do jogo!!!

    abs!

  3. hahahaha. Dei boas risadas. Belo texto. Outros como esse e vc vai ter que mudar o nome do blog.

    Abração.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: